27º
25º
MIN
30º
MAX
PARNAÍBA - PI
icone whatsapp (86) 98110-1305
Editorial
Postada em 27/12/2016 ás 10h35 - atualizada em 30/12/2016 ás 10h18
Aniversário de Caxingó: Para celebrar e refletir
No entanto, existem problemas como qualquer outro pequeno município
Aniversário de Caxingó: Para celebrar e refletir

Caxingó completa 21 anos de emancipaçãp politica

Celebra-se, nesta terça-feira (27/12), o 21º aniversário de emancipação política e administrativa do município de Caxingó. A data é mote tanto para diversão – afinal, temos, sim, motivos para celebrar – como para reflexão – afinal, que Caxingó queremos para o futuro?



Já vai longe o tempo em que Caxingó era apenas um pequeno povoado da cidade de Buriti dos Lopes. Hoje, o município tem 5.306 habitantes distribuídos por 488 mil quilômetros quadrados.



O município é banhado pelo rio Longá, um dos maiores afluentes do rio Parnaíba e tem um dos “povos” mais acolhedores e solidários do mundo. Tem o ‘Arco do Corvão’ com um dos seus símbolos culturais e a cachoeira da Ema, como o ponto turístico mais visitado durante o período do inverno.



No entanto, existem problemas como qualquer outro pequeno município, sobretudo na área da educação. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Caxingó é considerado como um piores do Brasil, de acordo com a Cepro. Outro dado que deveria causar preocupações são os altos índices de analfabetismo adulto: pouco mais da metade dos caxigoenses não sabem ler e nem escrever, como mostrou a reportagem exibida na TV Record.



Poderíamos discorrer mais sobre o presente, mas a data nos enseja, também, a pensarmos sobre o futuro. Sim, temos que convidar todos os setores da sociedade para fazermos uma discussão sobre que Caxingó queremos para as próximas gerações.



Se não começarmos, já, esse debate, o tempo nos atropelará e perdermos a chance de moldarmos o destino de nossa cidade. Que nesta terça-feira dia 27 de dezembro, seja o dia de celebramos mais um ano para Caxingó, mas que não fujamos de nosso dever cívico de pensar os rumos que queremos dar à nossa querida cidade.














FONTE: Gil Rodrigues
Sobre o autor
Gil Rodrigues

Gil Rodrigues

Editor chefe do Portal Tribuna do Norte de Caxingó Piauí, cobre toda a região norte do estado com notícias de relevância e buscando sempre levar o melhor da informação para a população mantendo-a bem informada.
Ver mais sobre o autor »
Leia também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

ENQUETE
Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para Presidente?

BOLSONARO
111 votos - 41.1%

LULA
73 votos - 27.0%

MARINA SILVA
29 votos - 10.7%

AECIO NEVES
29 votos - 10.7%

CIRO GOMES
28 votos - 10.4%

FACEBOOK
© Copyright 2015 - 2017 :: Portal Tribuna do Norte :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium