27º
26º
MIN
28º
MAX
PARNAÍBA - PI
icone whatsapp (86) 98110-1305
Saúde
Postada em 13/10/2016 ás 16h21 - atualizada em 15/10/2016 ás 15h48
Planejamento familiar; As raposas e as uvas...Saiba mais
O planejamento familiar é um conjunto de ações que visam prevenir uma gestação indesejada
Planejamento familiar; As raposas e as uvas...Saiba mais

O cantor Reginaldo Rossi, em uma de suas pérolas brega-românticas, intitulada “A raposa e as uvas”, cantarolava: “A pílula já existia, mas nem se falava, pois nos muitos conselhos que tua mãe te dava, tinha um que dizia: "Só depois de casar.”. Vai longe o tempo em que as meninas seguiam este conselho... Mas, nada mais justo! Hoje, os casais antes de se unirem para sempre (ou eternamente enquanto dure), preferem incluir no check-list de afinidades, a química sexual. Como nada é perfeito, isso traz alguns problemas que podem ser contornáveis ou não, dependendo da hora em que se toma uma atitude preventiva. Quando o casal não se previne, ao invés de dois, passam a ser três pessoas se conhecendo e testando as suas compatibilidades; tudo muito antes do esperado. E a realidade nua e crua bate na porta através do som renitente de um choro angelical, às 3h da madrugada... Mas, para a nossa sorte, existem uns caras muito loucos, de barbas compridas, jalecos brancos, com um lápis atrás das orelhas, conhecidos como cientistas e que inventaram os métodos contraceptivos; a mola mestra do planejamento familiar. O planejamento familiar é um conjunto de ações que visam prevenir uma gestação indesejada (não programada), evitar uma gestação de alto risco (em caso de doença grave da mãe) ou aumentar o intervalo entre as gestações. Os métodos são diversos e tem para todos os gostos e bolsos: Os Hormonais (comprimidos, injeções, adesivos ou implantes), os de barreira (preservativos, diafragma), os químicos (espermicidas), o Dispositivo Intra-Uterino (DIU), a laqueadura tubária e a vasectomia. Para os desesperados e angustiados, ainda tem a contracepção de emergência, conhecida como a “pílula do dia seguinte”, que, vale lembrar, nunca deve ser tomada no dia seguinte, e sim, logo após uma relação sem proteção. Todos os métodos possuem contra-indicações e muitos promovem efeitos colaterais perigosos. Além do que, nenhum método é 100% eficaz, havendo às vezes a necessidade de se usar dois tipos para uma maior segurança. E, como um contraceptivo que é bom para Maria pode não ser indicado para a Josefina, o grande lance em toda essa história é procurar um ginecologista.



 Afinal, os jovens casais estão nos melhores e, literalmente, mais férteis dias de suas vidas, aonde o mais sábio a se fazer é as raposas continuarem saboreando as uvas, mas com responsabilidade e sem grilos, por que a hora é de plantar conhecimento e não de colher pimpolhos!



Dr. Márcio Correia Residência em Ginecologia/Obstetrícia pela UFC-CE Título de Especialista em Ginecologia/Obstetrícia pela FEBRASGO Mestrado em Ginecologia pela Universidade Católica De Brasília-DF Professor do Curso de Medicina IESVAP Ginecologista da Climed Feme.



Para mais informações:



End. Av. Álvaro Mendes, 1219, Sala 08, Centro, (Ao lado do restaurante popular) - Parnaíba-PI.



Fones: (86) 3322-3259



Erivaldo Costa: (86) 9 8134-1239/Paulo Linhares: (86) 9 9901-4546/Thamires Linhares: (86) 9 9907-8767



E-mail: vivasaudecard@yahoo.com.br



Acesse: www.vivasaudecard.com.br



Facebook: vivasaudecard  / Instagram: @vivasaudecard


FONTE: Viva Saúde Card
Sobre o autor
Erivaldo Costa

Erivaldo Costa

Administrador com especialização em Marketing Estratégico. Sócio fundador do IPIPEA - Instituto Piauiense de Pesquisa Aplicada para Gestão Pública e Sócio Diretor na Empresa Viva Saúde Card.
Leia também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

ENQUETE
Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para Presidente?

BOLSONARO
111 votos - 41.0%

LULA
73 votos - 26.9%

MARINA SILVA
29 votos - 10.7%

CIRO GOMES
29 votos - 10.7%

AECIO NEVES
29 votos - 10.7%

FACEBOOK
© Copyright 2015 - 2017 :: Portal Tribuna do Norte :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium