27º
25º
MIN
30º
MAX
PARNAÍBA - PI
icone whatsapp (86) 98110-1305
Caxingó
Postada em 07/10/2016 ás 08h02 - atualizada em 14/10/2016 ás 13h32
Seca poderá deixar Caxingó sem água nos próximos meses
O rio, que agora está praticamente seco, atrai olhares preocupados da população
Seca poderá deixar Caxingó sem água nos próximos meses

O Rio Longá que abastece a cidade de Caxingó

O Rio Longá que abastece a cidade de Caxingó e alguns povoados está com o nível cada vez mais critico. O presidente da Associação dos Moradores, órgão responsável pelo abastecimento de água na cidade Denis Almeida, alerta que se não tiver chuvas significativas até dezembro, à população poderá ficar sem água.

O rio, que agora está praticamente seco, atrai olhares preocupados da população. “É triste de ver. Pra quem já viu esse rio como era antes, há 20 anos. Uma situação dessa aí é calamidade”, disse o aposentado Raimundo Caetano.

O restante de água que sobrou no rio não é somente usada para o abastecimento dos moradores, ao mesmo tempo, alguns agricultores utilizam enormes bombas para puxar água e irrigar vários hectares com suas plantações de arroz. Em alguns trechos é possível ver o desperdício desta água, que escoa das plantações.


Nos anos de 2008 e 2009 o rio registrou duas das maiores enchentes de sua história, deixando dezenas de moradores desabrigados. Desde então, a região enfrenta uma estiagem prolongada. O pior é que não há previsão de chuva para a região.


Hoje os moradores de Caxingó consomem água de um “buraco” que restou na imensidão quilométrica do rio praticamente seco. A nossa reportagem entrou em contato com a superintendência de Recursos Hídricos da SEMAR, e aguarda um retorno da entidade para uma possível avaliação da área.







FONTE: Portal Tribuna do Norte
Sobre o autor
Gil Rodrigues

Gil Rodrigues

Editor Chefe do Portal Tribuna do Norte, Radialista e Administrador de empresas. O Portal Tribuna do Norte faz toda a cobertura da região norte do estado do Piauí com notícias de relevância e buscando sempre levar o melhor da informação para a população mantendo-a bem informada.
Leia também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

ENQUETE
Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para Presidente?

BOLSONARO
111 votos - 41.1%

LULA
73 votos - 27.0%

MARINA SILVA
29 votos - 10.7%

AECIO NEVES
29 votos - 10.7%

CIRO GOMES
28 votos - 10.4%

FACEBOOK
© Copyright 2015 - 2017 :: Portal Tribuna do Norte :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium